quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Erik - Capítulo XXIII

No dia 31 de Outubro de 1872, embarcávamos no navio a vapor “Douro”, da Royal Mail, com escalas em Lisboa, Madeira, São Vicente, Pernambuco e Bahia, e finalmente no Rio de Janeiro. Era um navio imponente, equipado com uma única hélice e com chaminé inclinada. Seu casco era de ferro, com dois mastros com velas auxiliares. Ele fazia esta rota desde Dezembro de 1864, sendo muito seguro.
Paul acompanhou-nos até Southamptom para o embarque. Infelizmente ele não estaria presente em nossa cerimônia de casamento. Catherine e eu havíamos resolvido pedir ao Capitão Kemp, comandante do “Douro” que realizasse nossa união a bordo do navio, durante a viagem.
Em meio a acenos, lágrimas e o som ensurdecedor do apito do grande vapor, partimos rumo ao Rio de Janeiro, com a esperança de que em breve pudéssemos enviar boas notícias para Londres.
Olhei mais uma vez para a minha amada Cathy, como o faria ainda por milhares de vezes, com a brisa marítima a bater em meu rosto, pensando que agora finalmente o medo desaparecera e o novo Erik assumia uma nova existência. O Fantasma finalmente era sepultado. Não nos porões da Ópera, mas em pleno alto mar. “Que descanse em paz”.



Epílogo

CARTAS
Carta de Mme Giry para Erik:
“Meu caro Erik,
Consegui o seu endereço com o gerente do Banco da Inglaterra, através do qual tenho recebido a sua generosa mesada há seis meses. Gostaria que soubesse que relutei em aceitar estes francos, pois não temos dívidas entre nós. Logo estarei estornando os próximos depósitos para sua conta. De qualquer forma, quero prestar contas do que fizemos com o dinheiro utilizado. Com ele, Meg pôde alugar um local melhor e amplo para a sua escola de dança, que por sinal tem cada vez mais alunas. Quanto a mim, continuo meu trabalho no “Folies Bergére”, que está fazendo muito sucesso entre os cavalheiros da alta sociedade, o que se refletiu em minha remuneração. Sendo assim, agradeço-lhe de coração sua preocupação com nossas finanças, mas garanto que sua ajuda não será mais necessária.
Espero que me perdoe por invadir sua privacidade, mas precisava avisar-lhe sobre um acontecimento que poderá por em risco a sua segurança. O fato é que Raoul fará uma viagem a Londres no próximo dia 3 de Novembro, para tratar de negócios de família. Irá sozinho, já que Christine encontra-se a cuidar de seu filho de três meses, Gustav.
Receio que ele o reencontre acidentalmente. A polícia francesa suspendeu todas as buscas, depois da notícia da morte do “Fantasma”, mas persisto temerosa de que alguém o reconheça, desconfie do embuste e o denuncie, reabrindo, assim, o processo judicial.
A par de tudo isto, quero que saiba que desejo imensamente que você tenha encontrado a paz interior que tanto almejava.
De sua amiga,
Annie Giry”


Carta de Erik para Mme. Giry, enviada 6 meses após sua ida para o Brasil:
“ Minha cara Annie,
Venho por meio desta tranquilizá-la sobre minha atual situação. Sinto não ter escrito antes para agradecer-lhe sobre seu aviso a respeito da visita de Raoul. A partir de sua carta, fui obrigado a tomar decisões desesperadas, que acabaram por determinar uma venturosa mudança em minha vida. Como pode ver pelo selo desta missiva, estou residindo na capital do Brasil, Rio de Janeiro. Vim para cá com minha esposa, minha amada Catherine, irmã de Paul Marback, para iniciar uma vida nova. Estou dando continuidade à sociedade que comecei com Paul em Dover, no ramo da ourivesaria, expandindo nosso negócio, que a cada dia torna-se mais rentável e próspero. Aqui, estamos construindo um verdadeiro lar, que em breve terá mais um membro. Catherine e eu aguardamos o nascimento de nosso primogênito, com muita alegria. Este jovem país tem se mostrado um lugar surpreendente em todos os sentidos.
Espero que você e Meg encontrem-se bem e que saibam que tem em mim um amigo leal, sempre pronto a ajudá-las no que precisarem.
De seu amigo,
Erik”


FIM

Finalmente chegamos ao fim do ERIK. Para quem já conhecia a estória, agradeço imensamente pela releitura. Para quem leu pela primeira vez, se é que houve alguém, por favor, manifeste-se. A minha maior alegria depois de escrever, é poder ter este retorno dos leitores, para saber se gostaram ou não. Por isso, mais uma vez, peço seus comentários.

Espero voltar logo com minha próxima estória. Não vai ser um livro como o Erik. Ele está mais para um conto, mas com certeza será um romance...



Um comentário:

  1. Amiga eu denovo com lágrimas nos olhos e perplexa com tamanha criatividade, cuidado, carinho ñ só com nosso saudoso Érick como toda as suas estórias.
    To sem palavras perfeito.
    Bjkas e aplausos ao mereçido final feliz do Fantasma da Ópera

    ResponderExcluir

Cantinho do Leitor
Este cantinho está reservado para que coloquem suas críticas a respeito de meus romances e do blog. A sua opinião é muito importante para mim. Se tiverem alguma dificuldade em postar aqui, deixem mensagem na caixa de recados.
Beijos!